quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Romantismo na atualidade



·         Primeira Geração - Nacionalista ou Indianista
    
     Características: Exaltação da natureza, excesso de sentimentalismo, amor indianista, ufanismo (exaltação da pátria)






 ·         Segunda Geração - Ultra Romântica ou Mal do Século

A Segunda Geração Romântica é caracterizada por morte, tristeza, entre outros males. Tudo isso pode ser encontrado facilmente no meio “Gótico”.  Pessoas que movida por tais situações, acabam isolando-se da sociedade e passam a viver em pequenos grupos com o objetivo apenas de “compartilhar” as dores e sofrimentos.

Outra característica interessante da 2ª Geração é a idealização da mulher e o sentimentalismo.

O filme “Para Sempre” mostra a história de Page, mulher idealizada por muitos, bonita e educada, casada com Leo. Ela sofre um acidente de carro e perde a memória, não se lembrando de que é casada com Leo, então ele reconquista ela e eles se casam novamente.



Outro exemplo é a musica Duas Lágrimas da banda Fresno, tem um estilo musical chamado de “emocore”. Podemos ver na musica, características marcantes da 2° Geração romântica como: Ultra-romantismo onde o eu-lirico mostra o sofrimento o pessimismo e a solidão. A maioria das musicas do estilo musical “emocore” possuem essa característica marcante dessa fase romântica. Estamos postando uma única musica como exemplo, porém o ultra-romantismo percorre pela maioria das musicas do estilo musical.


·         Terceira Geração – Condoreira
É marcada por poemas lírico-amorosos, onde a mulher é apresentada de forma concreta, real, tocável, onde a relação sexual acontece, e a atmosfera divinal que envolve a mulher na 2ª geração é substituída por uma atmosfera sensual. Além disso, na 3ª geração ocorre um forte traço social, os poetas dessa geração se preocupam em denunciar a escravidão e qualquer outra forma de barbárie contra os seres humanos em seus poemas, normalmente esses autores defendiam políticas abolicionistas.

Duas passeatas em locais diferentes mais ambas com um mesmo propósito mostram  a beleza do negro, e ajudam a criar consciência da importância do povo negro.  Uma em comemoração a o dia da Abolição da Escravatura no Brasil e a outra no dia da consciência negra. Essas imagens trazem características marcantes da 3° geração romântica, onde escritores em suas obras discutiam questões sociais, lutavam pela liberdade e abolicionismo.


Por hora, é isso... Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário